Governança de Dados - do CDO à Governança Corporativa / Gobernanza de datos: del CDO a la gobernanza corporativa / Data Governance - from CDO to Corporate Governance
04/12/2024 , Sala 7
Idioma: Português brasileiro

Este painel discutirá a Governança de Dados em duas perspectivas. Na primeira, se discutirá o CDO como o posto no C-level responsável por promover a gestão eficaz de dados que proporciona a forma como as organizações atingem seus objetivos. Será destacado o papel do CDO como sendo crucial para impulsionar a inovação no setor público, viabilizando políticas públicas mais eficientes e focadas em resultados, além de aproximar o governo da sociedade, através de uma gestão baseada em evidências.
Na segunda parte da palestra, o foco é aumentado para o nível corporativo, sendo proposta a Governança de Dados como elemento fundamental da Governança Corporativa, nos moldes do estabelecido no Decreto 9.203/2017. A Governança de Dados ao promover a gestão dos dados como ativos organizacionais, contribui para a tomada de decisão baseada em evidências, a redução de riscos, a melhoria contínua dos processos organizacionais e a inovação.
Com essas duas abordagens, objetiva-se trazer para a audiência elementos que permitam compreender e localizar a relevância, bem como, propor aspectos da organização e estrutura da Governança de Dados no âmbito dos órgãos e entes públicos em todos os níveis de governos.

En este panel se debatirá la Gobernanza de Datos desde dos perspectivas. En la primera, se hablará del CDO como el cargo de nivel C responsable de promover una gestión eficaz de los datos que impulse el modo en que las organizaciones alcanzan sus objetivos. El papel del CDO se destacará como crucial para impulsar la innovación en el sector público, permitir políticas públicas más eficientes y centradas en los resultados, y acercar el gobierno a la sociedad a través de una gestión basada en la evidencia.
En la segunda parte de la ponencia, el foco se traslada al ámbito corporativo, proponiéndose el Gobierno de Datos como elemento fundamental del Gobierno Corporativo, en la línea establecida en el Decreto 9.203/2017. Al promover la gestión de los datos como activos organizativos, el Gobierno de Datos contribuye a la toma de decisiones basada en evidencias, la reducción de riesgos, la mejora continua de los procesos organizativos y la innovación.
Con estos dos enfoques, se pretende proporcionar a la audiencia elementos que le permitan comprender y ubicar la relevancia, así como proponer aspectos de la organización y estructura del Gobierno de Datos dentro de los organismos y entidades públicas en todos los niveles de gobierno.

This panel will discuss Data Governance from two perspectives. In the first, the CDO will be discussed as the C-level position responsible for promoting effective data management that drives how organizations achieve their goals. The role of the CDO will be highlighted as crucial to driving innovation in the public sector, enabling more efficient and results-oriented public policies, and bringing government closer to society through evidence-based management.

Possui mais de 40 anos de experiência no setor privado e público, com foco nos últimos 20 anos na implantação de Programas de Governança e Gestão de Dados. Reconhecido como uma autoridade em Governança de Dados no Brasil na utilização do framework da DAMA International em todas as fases, incluindo maturidade, qualidade de dados, implantação de escritórios de governança de dados e capacitação de equipes. É professor universitário em Sistemas de Informação e MBA em BI, formado em Análise de Sistemas e pós-graduado em Banco de Dados. Atualmente, preside o Capítulo Brasileiro da DAMA (2024-2025).

Shirley G Pimenta é analista do quadro efetivo da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) desde jun/2005. Desde mar/2024, está cedida para a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em exercício na Diretoria Executiva no cargo de Coordenadora-Geral de Governança Institucional, área que tem por competência: a gestão de riscos e da privacidade, a governança de dados e a melhoria de processos. Formação: Administração pelo Centro Universitário do Distrito Federal, Especialista em Gestão Pública pela Escola de Administração Pública, Mestrado e Doutorado em Ciência da Informação pela Un