05/12/2024 –, Lab 1
Idioma: Português brasileiro
A sessão de apresentações relâmpago é composta por pessoas de diversas organizações com apresentações curtas sobre projetos inovadores e inspiradores nos mais variados temas. Nesta atividade teremos:
- DataHub Research (Neuriviana Oliveira): O DataHub Research centraliza dados de diversas fontes, facilitando a pesquisa com ferramentas avançadas para busca e análise, promovendo eficiência e colaboração na América Latina.
- Siga o Dinheiro: Uma plataforma para acompanhar de onde vem e para onde vai o dinheiro das eleições (Giovane Caruso): O painel Siga o Dinheiro traz transparência ao financiamento eleitoral, permitindo ao público acompanhar a distribuição de recursos nas campanhas de 2022 e 2024.
- Geotecnologias e a produção de dados territoriais tecnopolíticos (Kelly Alencar): A apresentação explora a ascensão das geotecnologias, o colonialismo de dados e a dataficação das cidades, destacando a importância dos dados geográficos e sua relação com o poder e o planejamento urbano segundo a visão de Milton Santos.
- Queremos Saber: corrigindo um problema na Lei de Acesso à Informação com software (Vitor Baptista): Conheceremos o portal "Queremos saber", desenvolvido pela Transparência Hacker e a Open Knowledge Foundation com a finalidade de permitir pedidos de informação anônimos, resolvendo o problema de exposição da identidade na Lei de Acesso à Informação.
La sesión de lighting talks está formada por personas de diferentes organizaciones que realizan breves presentaciones sobre proyectos innovadores e inspiradores sobre una amplia variedad de temas. En esta actividad contaremos con:
- DataHub Research (Neuriviana Oliveira): DataHub Research centraliza datos de diversas fuentes, facilitando la investigación con herramientas avanzadas de búsqueda y análisis, promoviendo la eficiencia y la colaboración en América Latina.
- Follow the Money: Una plataforma para seguir de dónde viene y adónde va el dinero de las elecciones (Giovane Caruso): El panel Follow the Money aporta transparencia a la financiación electoral, permitiendo al público seguir la distribución de los recursos en las campañas de 2022 y 2024.
- Geotecnologías y producción de datos territoriales tecnopolíticos (Kelly Alencar): La presentación explora el auge de las geotecnologías, el colonialismo de datos y la dataficación de las ciudades, destacando la importancia de los datos geográficos y su relación con el poder y la planificación urbana según la visión de Milton Santos.
- Queremos Saber: corrigiendo un problema en la Ley de Acceso a la Información con software (Vitor Baptista): Conoceremos el portal «Queremos Saber», desarrollado por Transparência Hacker y la Open Knowledge Foundation con el objetivo de permitir solicitudes anónimas de información, solucionando el problema de la exposición de identidades en la Ley de Acceso a la Información.
Graduada em Administração, MBA em Propaganda, Marketing e Comunicação Integrada e Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí. Integrande do grupo de pesquisa em Administração da UFPI onde desenvolve pesquisas no âmbito da ESG ( Environmental Scial Governance). Também integrante do NEPCIS - Núcleo de estudos e pesquisas em comunicação, Identidades e Subjetividades da UFDpar ( Universidade Federal do Delta do Parnaíba).
Jornalista e Profissional de Marketing Digital, responsável pelo planejamento e criação de conteúdo das redes sociais da Base dos Dados, além da gestão da nossa equipe de comunicação e formação. Representante da Base dos Dados no Fórum de Direito de Acesso à Informações Públicas
Urbanista, arquiteta e pesquisadora, residente em São Paulo. Atuação na área de Planejamento Territorial com ênfase em Legislação Urbana, Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e Gestão Pública.
Sou mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, no tema das Tecnopolíticas do Planejamento Territorial. Ativista urbana e em prol da soberania tecnológica. Em minhas horas livres, pratico handball e também atuo como aspirante de cientista de dados.
Gestor de Tecnologia da Fiquem Sabendo, Vitor é mestre em Ciência da Computação e trabalha com tecnologias cívicas desde 2011, focando em ciência de dados e desenvolvimento web. É o mantenedor do Queremos Saber, plataforma para pedidos de acesso à informação sem identificação, em parceria com a Open Knowledge Brasil. Seu maior interesse é em como a sociedade pode usar dados para o bem coletivo.