04/12/2024 –, Sala 7
Idioma: Português brasileiro
O governo brasileiro está trabalhando na construção de uma política para promover a Economia de Dados no país. Com tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas e big data, o volume de dados produzidos no mundo é cada vez maior; estes têm o contribuir com o desenvolvimento tecnológico, gerar novos negócios e apoiar a resolução de desafios sociais históricos. O objetivo do painel é debater os principais desafios para o fomento à economia de dados no Brasil, qual é o papel do Estado neste processo e, em especial, como dados abertos podem catalisar esta transformação.
El gobierno brasileño está trabajando en la construcción de una política para promover la Economía de Datos en el país. Con tecnologías como la inteligencia artificial, el internet de las cosas y el big data, el volumen de datos producidos en el mundo va en aumento; Estos tienen como objetivo contribuir al desarrollo tecnológico, generar nuevos negocios y apoyar la resolución de desafíos sociales históricos. El objetivo del panel es debatir los principales desafíos para la promoción de la economía de datos en Brasil, cuál es el papel del Estado en este proceso y, en particular, cómo los datos abiertos pueden catalizar esta transformación.
The Brazilian government is working on developing a policy to promote the Data Economy in the country. With technologies such as artificial intelligence, the Internet of Things and big data, the volume of data produced in the world is increasing; this data can contribute to technological development, generate new businesses and support the resolution of historical social challenges. The objective of the panel is to discuss the main challenges for promoting the data economy in Brazil, what is the role of the State in this process and, in particular, how open data can catalyze this transformation.
Básico
Atualmente é coordenador-geral de economia digital no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tendo trabalhado antes no governo em diversos ministérios, notadamente em CT&I, infraestrutura, economia e governo digitais, e privacidade/proteção de dados. Previamente atuou na iniciativa privada, em projetos de TI no Brasil e no exterior. É mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo IPEA.
Engenheiro Mecatrônico, Mestre pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, com ênfase em Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica e Doutor em Engenharia de Manufatura e tecnologias de Indústria 4.0 pela Universidade Técnica de Berlim. Fundou a LEAN 4.0, auxiliando grandes e pequenas empresas nacionais e internacionais no desenvolvimento e implementação de estratégias de inovação
tecnológica avançada. Hoje, atua como Gerente de Monitoramento e Controle de Projetos na Diretoria de Tecnologia e Inovação da CNI.
Diretor do Departamento de Infraestrutura de Dados Públicos na Secretaria de Governo Digital, onde atua há 5 anos para promover o uso inteligente e seguro de dados no serviço público, por meio de normas e programas que fortalecem a governança, a interoperabilidade e a proteção de dados nos órgãos e entidades públicas. É o atual presidente do Comitê Central de Governança de Dados - CCGD, colegiado que define regras sobre o compartilhamento de dados no âmbito do Poder Executivo Federal. Também é membro do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - CGINDA.