04/12/2024 –, Lab 2 [pt-br, es, en]
Idioma: Português brasileiro
Como o comportamento ambiental de um país afeta a qualidade de vida e a sustentabilidade dos vizinhos? Como meu país está em relação aos demais na educação? Como a colaboração baseada em dados, entre atores de diferentes países, pode ajudar a resolver questões relevantes? Neste painel, discutiremos a importância dos dados transnacionais na análise de políticas e serviços e a promoção de parcerias estratégicas entre sociedade e governos. Exploraremos como a coleta e o compartilhamento acontece e apresentaremos casos concretos de uso de dados internacionais.
¿Cómo afecta el comportamiento medioambiental de un país a la calidad de vida y la sostenibilidad de sus vecinos? ¿Cómo se compara mi país con otros en materia de educación? ¿Cómo puede la colaboración basada en datos entre agentes de distintos países ayudar a resolver problemas relevantes? En este panel debatiremos la importancia de los datos transnacionales para analizar políticas y servicios y promover asociaciones estratégicas entre la sociedad y los gobiernos. Exploraremos cómo se lleva a cabo la recopilación y el intercambio de datos y presentaremos casos concretos de uso internacional de datos.
How does a country's environmental behavior affect the quality of life and sustainability of its neighbors? How does my country compare to others in education? How can data-based collaboration between actors in different countries help solve relevant issues? In this panel, we will discuss the importance of transnational data in analyzing policies and services and promoting strategic partnerships between society and governments. We will explore how collection and sharing takes place and present concrete cases of the use of international data.
Formado em comunicação social, com especialização em Estratégia Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas e é mestrando em Governança e Desenvolvimento pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
- Modelos de IA de código-aberto: vantagens e desafios / Modelos de IA de código abierto: ventajas y retos / Open-source AI models: advantages and challenges
- Dados e Meio Ambiente / Datos y medio ambiente / Data and the Environment
- 4ª Onda de Dados Abertos / 4ª Ola de Datos Abiertos / 4th Wave of Open Data
Marina Gama Cubas é jornalista e cientista de dados. Atualmente, é editora de dados no Centro Latinoamericano de Investigación Periodística - CLIP e repórter científica da Unicamp. Com pós-graduação em Jornalismo Investigativo e de Dados na Espanha e em Ciência de Dados pela USP, trabalhou nas editorias de dados de jornais do Brasil e no exterior. No Brasil, foi coordenadora e editora de dados na Ambiental Media e repórter da Folha de S. Paulo e do Estadão. Nos últimos anos, se dedicou a projetos especiais em veículos independentes como Repórter Brasil, InfoAmazonia e Aos Fatos.