Entendendo as Emendas: como usar dados abertos do TransfereGov / Entendiendo las enmiendas: cómo utilizar datos abiertos de TransfereGov / Understanding Amendments: how to use TransfereGov open data
04/12/2024 , Sala 8
Idioma: Português brasileiro

O Transferegov.br constitui ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

Transferegov.br es una herramienta integrada y centralizada, con datos abiertos, destinada a informatizar y operacionalizar las transferencias de fondos de los Presupuestos Fiscal y de la Seguridad Social del Gobierno Federal a los órganos o entidades de la administración pública estadual, distrital y municipal, directa o indirecta, consorcios públicos y entidades privadas sin fines lucrativos.

Transferegov.br is an integrated and centralized tool, with open data, designed to computerize and operationalize the transfer of funds from the Federal Government's Fiscal and Social Security Budgets to state, district, municipal, direct or indirect public administration bodies or entities, public consortia and private non-profit entities.


Conhecimento:

Básico

Há algum pré-requisito para participar desta sessão, incluindo a instalação de algum programa ou software?:

É necessário apenas um computador com acesso à internet e um navegador Firefox ou Chrome/Chromium. Quem tiver conhecimentos básicos de Python terá mais facilidade para fazer as próprias análises que desejar, mas nenhum conhecimento prévio é necessário – é possível acompanhar as atividades mesmo sem saber.

Para mais informações sobre a oficina e acesso ao laboratório Jupyter Lite, acesse: https://gestaogovbr.github.io/america-aberta-2024-oficina-transferegov/

Augusto Herrmann é um praticante da inovação cívica para melhorar vidas com o uso de dados. Apaixonado por dados abertos, software livre, a web aberta e semântica, ciência de dados, engenharia de dados, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural. Projetou e implementou colaborativamente a política e o portal de dados abertos do governo federal brasileiro, de 2010 a 2018. Analista em Tecnologia da Informação, atua como Coordenador-substituto de Ciência de Dados e Inovação, na SEGES/MGI, onde realiza automação de fluxos de dados e outros projetos de engenharia de dados.

Felipe La Roccca. Servidor público federal integrante do cargo de Analista em Tecnologia da Informação. Atualmente trabalha como Coordenador de Projetos de Dados do Departamento de Transferências e Parcerias da União no Ministério da Gestão e da Inovação.

Servidor público federal integrante do cargo de Analista em Tecnologia da Informação. Atualmente integra a equipe de Dados do Departamento de Transferências e Parcerias da União no Ministério da Gestão e da Inovação atuando em projetos de BI como a disponibilização de dashboards gerenciais bem como a realização de análises, tratamentos, integrações, extrações e disponibilização de dados em diferentes formatos.